>

Fique a par das

Notícias

Novidades

Maputo Express

Maria Mutola é uma atleta moçambicana especializada em corridas de meia distância, incluindo 800 metros. Também chamada de “Maputo Express”, Mutola é a única atleta moçambicana na história, incluindo homens e mulheres, a ter conquistado um título mundial ou olímpico. Ela também é a única atleta da história a ter conquistado quatro títulos mundiais ou olímpicos em mais de 800 metros.

Durante vinte anos de competições no mais alto nível, ela conquistou o título olímpico em 2000, três títulos no Campeonato Mundial de pista aberta, além de sete vitórias no Campeonato Mundial Indoor. Ela também ganhou cinco títulos no Campeonato Africano, três nos Jogos Africanos e dois nos Jogos da Commonwealth. Esta lendária atleta tem uma carreira cheia de grandes conquistas. Além disso, Mutola tem dois recordes mundiais de 1.000 metros em Bruxelas (1995) e Estocolmo (1999), dois campeonatos mundiais de 800 metros em 1993 e 2001, o primeiro lugar nos 800 metros da final da Copa do Mundo de 2001 em Lisboa, e uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000).

Rainha dos 800m, Maria Mutola é também uma campeã com um grande coração. Numa decisão histórica, Maria Mutola não defendeu o seu título de campeã olímpica de 800 metros em Atenas em 2004. Em vez disso, decidiu retirar-se da alta competição para dar lugar aos jovens. "Estou saindo para dar lugar a jovens talentos cheios de ambição e que querem aproveitar o pódio. Eu tenho confiança neles ”, diz Maria Mutola.
logo.png
Fundada em 2001 em Maputo, Moçambique. Trabalha com desporto para desenvolvimento em Moçambique à nível nacional.
© 2024, FLM. Powered By Avance.

Área Restrita

Subscreva-se a nossa Newsletter

Não enviamos spam!

Search