A ex-atleta moçambicana, campeã mundial e olímpica dos 800 metros femininos, Maria De Lurdes Mutola, foi este fim-de-semana “eternizada” na cidade de Eugene, em Oregon, nos Estados Unidos da América, com a renomeação da prova dos 800 metros femininos do Prefontaine Classic com o seu nome, passando a designar-se “Mutola 800m”.
“Para homenagear a atleta com mais vitórias da história do Prefontaine Classic, a organização dedicou oficialmente esta e todas as corridas de 800 metros femininos dos próximos anos a Maria Mutola. O «Mutola 800m» no Prefontaine Classic promete continuar a receber alguns dos atletas de meia distância mais rápidos do mundo a cada ano, e presta homenagem ao evento escolhido por Mutola”, refere um comunicado publicado na página do Prefontaine Classic, no passado dia 18 de Março.
A homenagem, anunciada em meados de Março e concretizada no último fim-de-semana, visa reconhecer a trajectória de Maria De Lurdes Mutola como a atleta mais vitoriosa daquela competição, com 16 vitórias, sendo 12 delas nos 800 metros.