>

Fique a par das

Notícias

Novidades

Maria de Lurdes Mutola & Joel Libombo, no Hall of Fame do Conselho do Desporto da Região 5 da União Africana

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, chega esta tarde a Lilongwe, no Malawi, para assistir à cerimónia de abertura da 10.ª edição dos Jogos do Conselho Superior de Desporto da África Austral (AUSC) e testemunhar a homenagem a Lurdes Mutola e Joel Libombo, antiga multi-campeã mundial dos 800 metros em atletismo e ministro da Juventude e Desporto, respectivamente.


Os jogos que hoje iniciam decorrem sob o lema “Acendendo o Sonho Africano” e junta jovens atletas dos países da África Austral nas mais diversas modalidades desportivas.A cerimónia de abertura dos Jogos do AUSC e de homenagem a Lurdes Mutola e Joel Libombo estão agendados para o princípio da noite e será um dos momentos mais altos do dia.


Esta manhã, em contacto com a nossa Reportagem, em Lilongwe, Lurdes Mutola admitiu ser um “um orgulho ser homenageada num outro país, no caso o Malawi”, acrescentando que “é também um enorme orgulho ver reconhecidas todas as conquistas que produzi para o meu país.”


Sobre o exemplo que a organização dos jogos quer passar aos jovens atletas que, na sua maioria, participam pela primeira em eventos internacionais, Lurdes Mutola reconheceu a plataforma da AUSC como primeiro palco além das fronteiras nacionais, lembrando o seu próprio exemplo, cuja carreira internacional começou no Botswana.
Para os jovens é muito bom saberem que depois deste campeonato há mais pela frente. Este evento é apenas um torneio da região, onde os nossos jovens podem começar uma carreira internacional e onde eu, em particular, iniciei a minha. A minha primeira competição internacional foi no Botswana, um país da região. De lá sonhei até chegar ao Campeonato Africano, aos Campeonatos Mundiais e aos Jogos Olímpicos. Estes jogos do AUSC são uma plataforma para os nossos jovens poderem brilhar e sonhar para o futuro”, reconheceu Lurdes Mutola.


Por sua vez, Joel Libombo, recorda o facto de ter sido com ele a ocupar o cargo de ministro da Juventude e Desporto que, em 2004, o nosso país acolheu a primeira edição dos jogos do AUSC.Sem falsas modéstia, sinto-me comovido e honrado com esta homenagem porque penso que Moçambique merece este reconhecimento. Estamos desde a génese da Zona VI e muito trabalhamos para que a mesma se consolidasse e se transformasse na zona mais dinâmica de todo o continente, em termos de programas e realizações. Nós estivemos na liderança desse processo. Não é por acaso que estamos aqui para presenciar a abertura da 10.ª edição destes jogos dos quais fomos pioneiros. Isso é motivo de orgulho.”

logo.png
Fundada em 2001 em Maputo, Moçambique. Trabalha com desporto para desenvolvimento em Moçambique à nível nacional.
© 2024, FLM. Powered By Avance.

Área Restrita

Subscreva-se a nossa Newsletter

Não enviamos spam!

Search