>

Fique a par das

Notícias

Novidades

Fundação Lurdes Mutola foi lançada oficialmente a 21 anos

 

Ha 21anos a  Fundação rege-se pela legislação em vigor na república de Moçambique e tem por objecto principal:
a) Realizar, promover e patrocinar acções de desenvolvimento nos domínios do desporto, da cultura e social;
b) Desenvolver e apoiar as actividades que os órgãos entendem como mais adequadas para o expresso no documento “Manifesto de Maria de Lurdes Mutola”.

 

Por decisão do Conselho de Ministro de 30 de Junho de 2004, a Fundação Lurdes Mutola, foi concedida o estatuto de Associação de Utilidade Pública, através da resolução nº 52/2004 de 24 de Novembro e ao abrigo do disposto na alínea e) do nº 1 do artigo 153 da Constituição da Republica e do artigo 158 do Código Civil e com o objetivo de empoderamento social da rapariga através de futebol a FLM está desde o ano 2012 a recrutar e capacitar treinadores de futebol para que eles possam aumentar a auto-estima de meninas, aumentar o seu conhecimento dos seus direitos e lhes dar ferramentas para poder criar um futuro brilhante.

Bolsa de Estudo

Ao longo da sua criacao a FLM ofereceu  uma bolsa para a Atleta Kariana Pinto para os EUA,apoio atletas Elisa Cossa,Hasina Bibi,Leonor Piuza e falcido treinador Stelio Craverinha com estagio na Africa do Sul.

 

Em 2008 atraves da parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da America e AFS-USA trabalhou localmente com a FLM onde foram selecionados 5 estudantes 2 de Nampula e 3 de Maputo para usufruirem dessas bolsa.Em 2010/2011 o programa de intercambio cultural YES atraves da FLM envio 10 estudantes.

 

Mais escola para mim

 

A bolsa “Mais Escola de mim” e’ amplo programa que aborda disparidades entre os sexos no ensino, dando que os jovens com extrema necessidade financeira tem a oportunidade de frequentar o ensino secundário com o apoio estratégico. Este programa proporciona bolsas de estudo, apoio social, e de programas de pós-escolar aos jovens que tenham completado o ensino primário para continuar com a 8ª, 9ª , e 10ª classe ao longo de três anos. Quando os beneficiários da bolsa chegam à 10ª classe , eles estão qualificados para ensinar, trabalhar na função pública, educação e ganhar ainda mais em escolas técnicas.

Este projecto é dirrecionado a raparigas. O projecto enfrenta obstáculos que levam a rapariga a abandonar a escola muito cedo antes de antigir o nïvel secundário . As raparigas são assediadas sexualmente, descriminadas na sociedade, obrigadas a casar cedo o que contribui para a desigualidade do género.

 

Para superar estes obstáculos, Mais Escola para Mim integra a assistência bolsa com programas pós-escola e apoio a assistência social.
Os assistentes da ação social, advogados eles ensinam um curso de liderança 2 horas quinzenais que preenche lacunas no currículo e ensina as meninas a superar os problemas que enfrentam, ajudando -as na liderança, desporto, criar habito de leitura e cultura geral.
O programa inclui medidas para trazer a responsabilização das escolas e de mudança social através de parcerias estratégicas do assistente social com as organizações comunitárias e as comissões escolares.

Mais Escola para Mim está sendo implementado na Escola Secundária de Magude, a única escola secundária em Magude, um dos maiores distritos na província de Maputo. O programa tem bolsas de estudos para 42 raparigas a frequentar a escola secundária e participar do programa de actividades pós-escolares, que são: futebol, dança e sessões de canto.

 

Cantina Escolar

 

Os professores do ensino secundário em Moçambique, muitas vezes não dao a juventude as ferramentas para realizar seus objectivos futuros. 
Suplementos Cantina Escolar ensino secundário, dando aos estudantes uma saída para prosseguir os seus interesses para além do currículo em sala de aula. Cada associação decide, planeja e executa suas próprias atividades, incentivando a curiosidade intelectual e expandir a iniciativa dos alunos de aprender e prosseguir os seus interesses específicos.

O programa também ensina jovens os princípios da boa governação e liderança. Cada associação trabalha em grupos para estabelecer leis que detalham os processos democráticos para as eleições e tomada de decisão dentro dos grupos. Essa experiência de criação e gestão de sua própria organização para melhorar a sua comunidade escolar incentiva os alunos a tornarem-se participantes activos na sociedade civil, depois da escola secundária, beneficiando suas futuras carreiras a suas comunidades.

Até agora, Cantina Escolar foi implementado em Moamba, na Escola Secundária da Moamba, e Chimoio, e da Escola Secundária de Vila Nova. A Fundação Lurdes Mutola construiu espaços em cada escola de acordo com os alunos e as decisões da comunidade sobre as necessidades individuais de cada um.
Na escola secundária em Moamba, a Fundação construiu uma cantina multi-efeitos. Na Vila Nova, a Fundação tem construído uma biblioteca que irá apoiar as actividades da associação da literatura, bem como beneficiar a população estudantil em geral. 
As actividades incluem torneios desportivos, concursos de poesia e conto, produção de um jornal da escola, e shows de talentos da escola.

 

 

A Fundação actualmente usa o empreendedorismo de uma forma mais transversal, com ele sendo incorporado em vários programas.

A FLM no seu plano inclui a estratégia de apoiar jovens empreendedores.

O SGPM inclui muitos componentes que ensinam e fomentam o espirito empresarial, bem como os programas do desafio 
AbraçarApoiar Atletas e Apoio aos Artistas.

SGPM - Programa de Pequenas Concessões para Moçambique

 

A SGPM promove projetos inovadores de empreendedorismo social que visam alterar a vida dos beneficiários por meio de organizações das zonas rurais que, actualmente, falta capacidade ou estrutura organizacional para se candidatar a bolsas através da concessão programas e sistemas tradicionais em Moçambique. O conceito do SGPM foi desenvolvido para complementar a concessão sistemas tradicionais, que são principalmente concebidos para assistir grandes organizações estabelecidas, pelo contacto com as comunidades locais, formando parcerias com a dinâmica das capacidades e proporcionando-lhes recursos para a implementação de pequenos programas comunitários.

 

Mais Moçambique pra Mim

 

É um programa de educação e desporto que suporta uma gama das necessidades das comunidades individuais. O programa tem parceria com Banco Millennium BIM.

Este programa está divido em dois ramos que são:
• Uma Cidade Limpa para Mim, projecto de renovação da cidade e da escola.

• Mini-Basket , é um projecto de basket juvenil.
Este programa mobiliza a juventude dos clubes, escolas, bairros para construir um Moçambique melhor, apartir de comunidade para comunidade

Subsídios a Organizações Carentes

A Fundação reconhece que há muitas organizações carentes em Moçambique que estão a precisar de apoio institucional ou programa. A Fundação tenta o seu melhor para reconhecer e apoiar essas organizações com os meios financeiros.

Um pequeno exemplo desta actividade onde a Fundação Lurdes Mutola em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América, doaram material desportivo a uma associação que trabalha com dificientes na província de Maputo.

Para além desta oferta realizou-se uma partida de futebol onde a figura principal foi a ex campeã dos 800 metros, Maria de Lurdes Mutola.

 

Prevenção e sensibilização para o VIH / SIDA

Abraçar, é um programa de HIV / SIDA para a educação dos adolescentes e jovens, focada na prevenção e sensibilização para o VIH / SIDA. O projecto usa o desporto, artes e entretenimento para a propagação do HIV /SIDA entre os jovens. O voluntariado e o engajamento da juventude, são aspectos importantes deste projecto.

O Projecto Abraçar levou duas campanhas separadas das oficinas da escola com jovens artistas moçambicanos. Um músico, Stewart Sukuma, e um pintor, Chaluquane, ambos participaram de duas oficinas com crianças de escola primária, quando eles usaram sua arte para divulgar mensagens sobre HIV / SIDA. Um total de 150 alunos participara das oficinas, que incluiu uma participação especial de Lokua Kanza, um músico famoso do Congo, que tem música gravada com o Stewart Sukuma.

Abraçar ramificou para província de Tete, com a jovem dentista Moçambicana dr. Claudina, que recebeu apoio da Fundação para a investigação e criar um projecto no âmbito Abraçar. O projecto foi concebido para sensibilizar as crianças sobre o HIV / SIDA ao ensinar-lhes higiene bucal saudável.

Stewart Sukuma (à esquerda) com o músico congolês Lokua Kanza, em uma escola primária na Matola oferecendo bolas de futebol depois de terem actuado para cerca de 80 crianças

 

FLM apoia a Cultura

O apoio não é tão frequente e tão grande como o apoio dos jovens atletas, mas não conta para algum apoio a novos músicos que necessitam de apoio para iniciar suas carreiras. Mo grande barulho em 2007 e Pimpolhos em 2004.

 

Uso do futebol, para promover a educação para a saúde

Desporto da Vida, ou o desporto para a vida, é um programa que usa passa tempo mais popular em Moçambique, o futebol, para promover a educação para a saúde em Moçambique.
Cada treinador deve vencer e procurar criar melhores jogadores, alterando as suas atitudes sobre a saúde, em especial o HIV e a malária. O programa utiliza um manual feito expressamente para treinadores que trabalham com crianças dos 8 aos 16 anos de idade, os treinadores ajudam a criar jogadores estrelas, desenvolvendo suas habilidades dentro e fora do campo.

Para tornar o programa sustentável, Desporto da Vida tem uma campanha de responsabilidade social corporativa chamado Passa bola, ou passar a bola, onde as empresas doam percentagens de certos produtos que contenham o logótipo Passa Bola ou contribuir com uma quantia fixa. Em seguida, oferece-se às empresas o uso do slogan e materiais de marketing colectivo ao doar bolas de futebol para as equipes.

Desporto da Vida baseia-se na comunidade e iniciativas individuais que já existem em torno do futebol, criando uma forma holística para desenvolver melhores equipes e jogadores através da Star! Manual de treinamento, suporte e materiais. Semana Coaches ‘treinamentos tempo ensiná-los a usar o manual e as práticas de futebol estrutura para melhorar as habilidades dos jogadores individuais e colectivos, bem como suas atitudes sobre saúde.

Desporto para a vida

Equipes recebem bolas fornecidas pela campanha Passe a Bola, e trabalhar juntos para levantar fundos para outros materiais, através da recolha de logótipos dos produtos que fazem parte da campanha Passa Bola, trocá-las por dinheiro, e comprar outros materiais necessários.

O LMF formou 26 técnicos em Gurué, em 2007. Em 2008, o programa vai se expandir dentro de Gurué distrito e também para Namaroi, Ile e Alto Molocue na Província da Zambézia e de Ribaue Malema e Distritos da Província de Nampula no início de 2009.

 

 

 

 

logo.png
Fundada em 2001 em Maputo, Moçambique. Trabalha com desporto para desenvolvimento em Moçambique à nível nacional.
© 2024, FLM. Powered By Avance.

Área Restrita

Subscreva-se a nossa Newsletter

Não enviamos spam!

Search