>

Fique a par das

Notícias

Novidades

Copa Mafalala em Futebol

A Copa Mafalala em Futebol é um torneio popular e recreativo de futebol de “7”, onde alinham apenas sete jogadores e quatro suplentes. Iniciou oficialmente no dia 23 de Outubro de 1992 no pelado existente no coração do bairro da Mafalala, nas bermas da Rua de Goa em Maputo.

 

A Copa, que normalmente decorre a partir de Outubro, tem como objetivo principal, promover o desporto e a saúde dos amantes de futebol recreativo popular, ocupar no período das ferias escolares, os tempos livres dos jovens estudantes e dos amantes de futebol do bairro da Mafalala e de outros bairros circunvizinhos da cidade de Maputo.

 

Este evento tem um caráter desportivo, social e de forma didática, permite cultivar no seio dos atletas mais jovens, o gosto pelo desporto saudável, permitindo que se afastem da pratica de atividades nocivas para a saúde e para sociedade, nomeadamente o consumo de bebidas alcoólicas, drogas, criminalidade e outros males que enfermas a sociedade.

 

 

A Copa Mafalala normalmente tem sido disputada por 16 ou 18 equipas divididas em duas series. A maior copa foi realizada na década de 90, tendo participado 24 equipas, que jogavam nas Sábado a tarde,.Domingo de manhã e a tarde.

 

No final da Copa Mafalala, as equipes melhor classificadas, recebem prêmios monetários, resultantes da sua própria contribuição no ato da inscrição. Em caso de haver um apoio ou patrocínio ao evento, aumenta o premio, há, troféus e medalhas e investe-se na manutenção do campo.

 

São premiados os três primeiros melhor classificados, o melhor marcador, o guarda-redes menos batido e o jogador revelação. Se houver patrocínio há premio para as claques e equipe fair play.

 

Apesar da Copa existir a 35 anos,as condições do campo são muito péssimas, o terreno está cheio de elevações, buracos, canalização de água e fossas sépticas. Ao redor do campo não há vedação, apenas a parte oriental 'e que esta protegida. Não há casa de banho ou balneários, não há bancadas e muito menos uma torneira e policiamento durante os jogos.

 

Enfim se até hoje ainda se joga futebol no campinho e graças a vontade e o apoio recebido dos residentes, dirigentes das equipas e de pessoas anônimas e de boa vontade que nunca baixaram os braços em todos os momentos sempre difíceis.

 

A Comissão da COPA MAFALALA eleita em 2014, passou a contar ou a integrar a partir de 12 de Agosto de 2016, novos membros da antiga comissão, que cessou em 2013, juntos por uma Copa Mafalala melhor, a nova comissão vai continuar a trabalhar na divulgação e promoção do desporto. A Copa esta sempre aberta a todos os empresários ou patrocinadores que queiram apoiar a prática e a massificação do desporto popular recreativo no bairro da Mafalala.

 

No Sábado dia 12 de Novembro de 2022, arrancou a 39a Edição da copa Mafalala BETIKA, com 02 jogos, no período matinal e outros 02 jogos no período vespertino.

O ponta-pé de saida foi dado pela nossa menina de Ouro, a campiníssima Mundial e Olímpica LURDES MUTOLA, acompanhada pelos senhores Lazaro Mathe e Nuno Abdul (embaixador ).

 

Eis os resultados da primeira jornada, 12-Nov-2022

 

09:00 hrs : Reguadas 4 Vs 1 Victoria de Setubal

10:00 hrs : Vanguiza 3 Vs 1 Eucalipto

15:00 hrs : Putos da Guine 2 Vs 1 Cantinho de Amizade

16:00 hrs : Vieira 1 Vs 0 Agua Quente

 

Eis os jogos de hoje, 13-Nov-2022

 

13:00 hrs : Folha Verde Vs Brcelona

14:00 hrs : Bonecos Vs Tchetchenia

15:00 hrs : Confusao Vs Tchuza

16:00 hrs : Judas FC Vs Tchcos FC

 

A cerimonia de abertura foi ainda abrilhantada por um jogo feminino e pela dança do grupo MACHAKA.

 

 

logo.png
Fundada em 2001 em Maputo, Moçambique. Trabalha com desporto para desenvolvimento em Moçambique à nível nacional.
© 2024, FLM. Powered By Avance.

Área Restrita

Subscreva-se a nossa Newsletter

Não enviamos spam!

Search